Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
13
Ago
09

“A gastronomia acompanha-nos e sustenta-nos desde o nascimento até à morte. É ela que nos aumenta as delícias do amor, confiança da amizade, que desarma a ira e facilita os tratos e nos oferece, no curto trajecto das nossas vidas, o único prazer, que não sendo seguido de fadiga, nos revigora de todos os outros.”

Alfredo Saramago

 

A palavra gastronomia vem do grego gastro (estômago) e nomos (lei) podendo definir-se como a arte de bem comer e de apreciar a boa confecção de iguarias.

Em Portugal, o termo gastronomia, normalmente assume dois significados sendo utilizando para quando nos referimos ao património alimentar de uma região, aos seus produtos típicos, tradições e modos de confecção e para quando nos referimos a uma cozinha mais elaborada tanto esteticamente como nos produtos utilizados, a chamada “alta cozinha”.

Nestes dois significados, o termo gastronomia, ganha um sentido bem mais abrangente do que a simples saciedade de uma necessidade básica abarcando a cultura e património de uma região ou país e todos os aspectos que constituem o momento de comer conferindo-lhe uma aura de arte e um sentido de sociabilidade e prazer.

Para um Chef de cozinha não basta a competência técnica na elaboração e manuseamento das matérias-primas mas cada vez mais conhecer o passado para melhor compreender o mundo que o rodeia ,evitando viver qual eremita, refugiado na sua cozinha alheado do mundo e das suas tendências.

 

publicado por RVS às 02:48
 O que é? | | favorito
De clourenco a 13 de Agosto de 2009 às 23:16
Portugal tem um alargado património gastronómico, é só escolher o que se deseja experimentar primeiro :)

Pão-de-ló, pastel de bacalhau, papas de sarrabulho, cozido à portuguesa...
De DVS a 16 de Agosto de 2009 às 11:35
A gastronomia afirma-se, cada vez mais, como uma arte.

Resta agora aos artistas decidirem se querem fazer obras para eles próprios e em nome da sagrada arte ou se querem chegar às pessoas.

Acredito na arte que tem como destinatários pessoas com pulsão, gostos e backgrounds diferentes.
A pressão do teste faz-nos encarar as nossas falhas, os nossos preconceitos e abre a discussão, factor elementar em qualquer arte.

Educar as pessoas, abrir-lhe os horizontes e o palato. Aprender com elas e perceber que o laboratório nem sempre simula na perfeição a realidade.
De bizantino a 24 de Agosto de 2009 às 22:41
Temos uma gastronomia dita mediterrânea, rica em azeite, legumes, peixe, etc.. Temos ainda dos melhores vinhos que em moderação são ricos em antioxidantes para não falar no excelente complemento a uma boa refeição. Que queremos mais.
De Flor de Jasmim a 26 de Agosto de 2009 às 10:24
http://www.jovemparasempre.pt.vu/
De tiago moura a 31 de Agosto de 2009 às 16:56
Muito Boa tarde antes de mais gostaria de agradecer o maravilhoso blogue que aqui tem.
e gostaria de saber se não tem interesse em fazer um tipo de troca publicitária.
O meu site é recente e promete,trata-se de um site onde encontra uma boa maneira de ganhar dinheiro na internet e estava a pensar se você não podia colocar um link Apelativo do meu site no seu blogue e eu correspondo igualmente. Acho que seria bom para os dois ganharem mais visitas.

Para mais informações: tiago2663@hotmail.com

O meu site é: http :/ ganhedinheirinho.blogspot.com /


Atenciosamente...
OBRIGADO

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Adorei o Post, Parabéns!!!
parabéns, muito bom o blog, adorei o post!
curti seu blog !
Adorei o Post, Parabéns!!!
adorei o blog, muito bom,ótimo post !
Muito bom o post amei !!!
Após ter lido o post posso comentar que efectivame...
Concordo que um chef deve apresentar o seu lado ar...
Muito Boa tarde antes de mais gostaria de agradece...
blogs SAPO