Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
31
Jul
09

A arte de bem comer apenas é possível num restaurante Gourmet? Serão algumas estrelas Michelin o suficiente para uma experiencia inolvidável? Poderá uma refeição humilde superar essa experiencia?

 

São 3 perguntas complicadas de responder, mas quando penso nelas duas imagens me vêem a cabeça. A primeira, The French Laundry(http://www.youtube.com/watch?v=AVYVP4av96k) um restaurante fabuloso do Chef Thomas Keller e a segunda, a cena do Ratatui em que o critico retorna a infância ao provar o ratatouille(http://www.youtube.com/watch?v=j-I0dwSrRSs).

 

Uma refeição inolvidável é um conjunto de muitos factores, sendo a simbiose de boa companhia, bons produtos, empatia para com o serviço, imaginação, factor surpresa e uma confecção competente respeitadora dos produtos. Ao vermos a simplicidade complementada com requinte e atenção ao pormenor aplicada a cada criação de Keller não consigo deixar de fazer o paralelo com quem cozinha com amor e põe na simplicidade de uma qualquer confecção banal um excelente produto e os sabores a que nos habituamos.

 

Um Chef, quando questionado sobre o que lhe dá mais prazer comer quase sempre responde algo simples, tradicional, na maior parte das vezes feito por alguém que tempera o prato com muito amor. Ao me fazerem a mesma pergunta sinto decepção e incompreensão quando respondo que adoro um peixe na brasa com salada ou que a minha mãe me enche de felicidade quando cozinha um esparguete guisado com frango.

 

Seja no melhor restaurante do mundo, seja na nossa casa procuramos prazer… Diferentes tipos de prazer associados a diferentes experiencias mas sempre com a mesma finalidade.

publicado por RVS às 03:00
 O que é? | | favorito
De DVS a 4 de Agosto de 2009 às 11:59
A decepção provém do facto dos destinatários da tua resposta não terem ainda degustado aquele que é o melhor guisado de spaghetti com ave do mundo! (repara como as papilas gustativas salivam mais quando descreves o prato de forma afrancesada).

Comer é isso mesmo, a busca de prazer. Nem sempre os melhores restaurantes e os pratos mais finos proporcionam uma melhor experiência nesse campo.

A Roulotte do Ti Zé e o Gambrinus já me proporcionaram momentos de prazer similares.
De jose ferreira a 26 de Agosto de 2009 às 01:14
Posso compreender o que quer significar com o mesmo nivel de prazer da comida engolida em pé ao lado da roulotte com a comida saboreada à mesa do Gambrinus, mas parece-me que nenhum desses lugares/exemplos pode ser tomado em conta para se falar de gastronomia. O Gambrinus é completamente passado, a roulotte não serve nada que possa ser integrado no conceito actual de gastronomia. É a coisinha portuguesa da comidinha caseira, que continua a ser a infeliz bitola quando se fala de cozinha. Felizmente que vai havendo lugares (a maior parte armada ao fino, já se sabe, para aproveitar a desinformação dos frequentadores que não têm termos de comparação fora de portas) que experimentam uma cozinha actual e de experimentação.
De clourenco a 9 de Agosto de 2009 às 19:32
Sem dúvida que nem sempre o prato mais elaborado é aquele que mais nos satisfaz.

Saborear uma simples massa bem feita, e cozinhada com amor pela pessoa amada traduz-me para mim num prazer inexplicável.

Na minha opinião, para elaborar pratos que nos deliciem, não só é necessário ter conhecimentos técnicos de cozinha, mas como também ter paixão pela arte, conduzindo assim a momentos inesquecíveis... Quer seja no restaurante mais in ou na roloutte da esquina...

***
De Moira a 24 de Agosto de 2009 às 23:48
O prazer de comer é tão grande como o prazer de cozinhar.
Seja numa comida caseira, seja num prato mais elaborado tudo o que se faz com amor dá bom resultado, no entanto acredito que a simplicidade deve estar sempre presente pois só assim se conseguem saborear cada um dos ingredientes de uma refeição.
Parabéns pelo Blog, vou continuar a passar por cá.
Cumprimentos
Moira
De uriel oliveira a 29 de Agosto de 2009 às 16:25
Partilho o gosto de um bom peixe assado na brasa só com sal com toda a simplicidade. Parabéns pelo blogue, há muita coisa a dizer sobre este assunto.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Adorei o Post, Parabéns!!!
parabéns, muito bom o blog, adorei o post!
curti seu blog !
Adorei o Post, Parabéns!!!
adorei o blog, muito bom,ótimo post !
Muito bom o post amei !!!
Após ter lido o post posso comentar que efectivame...
Concordo que um chef deve apresentar o seu lado ar...
Muito Boa tarde antes de mais gostaria de agradece...
blogs SAPO